Muita animação, música, festa, jogos e atracções culturais. Esses foram os ingredientes principais para a Festa dos Vizinhos que aconteceu no último dia 26 de Maio na Urbanização do Casal da Mira. A festividade é consequente das comemorações do Dia Europeu do Vizinho.
O evento teve como objectivo central o convívio mais ameno e mais amigável entre os vizinhos do bairro e os bairros adjacentes. Foi uma tarde festiva onde vários moradores foram prestigiá-la com a sua participação e alegria.
A festa teve início com os jogos tradicionais dinamizado pelos técnicos do Projecto Loja Mira Jovem e do Gabinete de Desporto da Câmara da Amadora, onde eram oferecidas actividades lúdicas e competitivas os jovens participantes. A continuidade do evento foi marcada pela apresentação de grupos de dança e culturais do Bairro do Casal da Mira e do Bairro Seis de Maio.
O Grupo de Dança do Jardim da Infância abriu as exibições, que foram seguidas pelo Grupo de Hip Hop Mira Dance Crew, do Projecto Loja Mira Jovem, e das bailarinas do Grupo Vindas de África, que animaram os participantes com danças de ritmos característicos africanos.
A tarde seguiu com um desfile de moda africana intitulado “África ao Entardecer” e a apresentação das Misses Africanas e as Batuqueiras Senconverso do Projecto Anos Kita Manda, do Bairro Seis de Maio.
A equipe técnica do Projecto Loja Mira Jovem acredita que a Festa dos Vizinhos foi promovida pelas instituições parceiras, mas foi dinamizada e feita pelos moradores que logo se apropriaram e entenderam a sua finalidade. “O evento envolveu moradores de todas as idades, desde crianças até os mais velhos em uma tarde de convívio. São momentos como estes que é promovida a relação de família e ajuda que são marcantes culturalmente em comunidades como estas”, explica o coordenador do projecto Loja Mira Jovem, Luís Rodrigues.
Sem comentários:
Enviar um comentário