sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

... E O NATAL FOI BEM MAIS RICO!!!!

Depois do início normal das aulas neste novo ano lectivo, o projecto reiniciou a sua actividade normal. O Acompanhamento Escolar transitou assim da Escola EB1 do Casal da Mira, após 4 anos em que a nossa intervenção contribuiu fortemente para ajudar esta escola a passar de problemática para um funcionamento normal e estável, para a Escola EB1 José Garcês. Com um corpo docente novo, a nossa equipa colocou-se ao dispor dos professores desta escola, mais próxima do bairro para, através de sinalizações, ajudar os jovens do 3º e 4º ano a ter o devido sucesso nestes últimos anos do 1º Ciclo para conseguirem transitar para o 2º Ciclo, transição esta, referida como problemática na nossa população-alvo.

O nosso Atendimento Jovem para os mais velhos tem testemunhado o forte êxodo destes para o estrangeiro, tendo em conta as escassas respostas que temos conseguido identificar, seja em termos de empregos, como de cursos, como aconteceu com um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) com uma turma inscrita de jovens do Casal da Mira que, tendo em conta os cortes orçamentais, não arrancou. Contudo, tendo em conta o objectivo assumido em sede de candidatura, continuamos a conseguir encaminhar jovens para as mais diversas respostas.

Para aqueles que possuem mais competências nesta dimensão profissional, o nosso projecto, em colaboração com o novo Contrato Local de Desenvolvimento Social do bairro levou a efeito dois Workshops de Empreendedorismo com o objectivo de estimular o interesse de jovens na identificação dos seus "talentos" de forma a potenciá-los no sentido da criação do seu próprio emprego ou empresa. Estas sessões foram um sucesso e na avaliação concluímos um novo entusiasmo que não queremos que esmoreça, levando-nos a dinamizar outras sessões de continuidade em Janeiro numa forma de transição para o Programa "Amadora Empreende" da Câmara Municipal da Amadora.

Num sentido idêntico, continuamos a apoiar o empreendedorismo social de um Grupo de Jovens no sentido de realizarem actividades em prol dos outros, estimulando as suas competências e atitudes altruístas. Nestas Férias de Natal realizaram um Convívio entre jovens de vários bairros onde a Raízes possui intervenção. Foi uma tarde com muita alegria e dança, onde os nossos monitores de Kuduro animaram fortemente os cerca de 25 jovens no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia da Brandoa.

Por falar em Kuduro, o nosso grupo está a ser um sucesso. Já com cerca de 10 jovens de ambos os sexos, os três monitores - Gustavo, Rosário e Silvio têm trazido cor e alegria com as suas coreografias que o grupo todo já consegue dançar em uníssono.

Antes destas férias de Natal o nosso projecto organizou o tradicional Magusto, começando com uma tarde de cinema e onde apresentámos um filme sobre a tradição do S. Martinho. As castanhas estavam apetitosas e foi, ao final do dia, um bom aperitivo antes do jantar.

O nosso projecto esteve ainda presente no Open-Day da nossa entidade promotora - Raízes - Associação de Apoio à Criança e ao Jovem onde mostrou a sua actividade e o nosso Atelier de DJ com uma demonstração aos parceiros e associados.

E foram estas Férias de Natal um momento muito forte onde as Festas e as actividades no espaço tiveram um papel muito rico. Além do convívio dos jovens, a Festa de Natal da Escola José Garcês, organizada pela Equipa do projecto foi uma actividade excelente com a actuação do nosso grupo de Kuduro, a actuação das diversas turmas com cânticos de Natal e a peça de Natal "Uma Trapalhada de Natal", leva a cena pelo grupo "Essência" do Centro Cultural da Amadora. O nosso projecto marcou presença na Grande Gala dos 10 anos do Programa Escolhas no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, com o nosso Grupos de Jovens que envergaram em conjunto e cada um uma gravata alusiva ao nosso projecto.

O projecto colaborou fortemente numa iniciativa original e muito importante por ter sido a primeira vez em 7 anos de existência do bairro que foi a construção da Árvore de Natal e Presépio do bairro. Os jovens mais velhos sob a liderança do nosso Dinamizador Comunitário ergueram nas duas rotundas da nossa rua, estes monumentos que simbolizam o início da união dos habitantes do Casal da Mira. Foi tão importante que até deu direito a Festa de Inauguração com Grupos de Batuques e cânticos de Natal, com inauguração oficial. Estão todos de parabéns!!!

No espaço, tivemos todos os dias jogos diversos, utilização dos computadores e ligação à internet e o nosso Atelier de Artes, onde foi criada a nossa árvores de Natal e o nosso presépio com materiais reciclados.

Venha então 2012 e com novas extraordinárias actividades.

Bom ano a todos!!!!

Desfile de Carnaval

PRODUÇÕES MIRA JOVEM reportagem com os monitores de Kuduro

Entrevista do André

Entrevistas do Nini

Reportagem RTP