
Uma tarde em que os moradores do Bairro do Casal da Mira não vão esquecer tão cedo. Repleta de calor, animação, cores e música. Foi desta forma que ficou marcado o 1º Festival de Dança Juvenil do Concelho da Amadora, realizado no dia 27 de Junho e promovido pelo Projecto Loja Mira Jovem. A interacção e o convívio harmónico entre os bairros da Amadora foram os objectivos fundamentais do Festival, que passou ainda pela promoção das diversidades etnias, assim como a valorização da cultura local.

A festa foi aberta com a actuação do grupo de dança profissional Bad News que entusiasmou o público com uma exibição de Hip Hop. O evento seguiu com a apresentação de oito grupos de dança do concelho da Amadora com diversos ritmos desde as danças ciganas, passando

pelo Funaná e danças africanas e o Hip Hop. Cada grupo teve uma apresentação de dez minutos que foi avaliada por um corpo de jurados, presidido pelo bailarino e coreografo, Vasco Alves, do programa televisivo Febre da Dança, transmitido aos domingos pela RTP1.

O grupo vencedor do Festival foi os Cool B, formado por jovens do Casal de São Braz, seguido pelos grupos Vindos D’África, do Casal da Mira e os Sabores de África, do Bairro Seis de Maio.

A iniciativa foi apoiada pela Câmara Municipal da Amadora e dinamizada pelo Projecto Loja Mira Jovem. O projecto é

promovido pela Raízes Associação de Apoio a Criança e ao Jovem e financiado pelo Programa Escolhas. De acordo com a equipa técnica da Loja Mira Jovem, o sucesso do evento foi um estímulo para que a segunda edição seja em breve.