
Cada grupo terá uma apresentação que não poderá exceder os dez minutos e será avaliada por um corpo de jurados que elegerá os três melhores a serem premiados. O júri será formado por um representante da Câmara Municipal da Amadora, da direcção da Raízes, do Programa Escolhas e será presidido pelo bailarino e coreografo, Vasco Alves, do programa televisivo Febre da Dança, transmitido aos domingo pela emissora RTP1. O Júri avaliará os grupos tendo por base quatro itens. Entre eles a técnica, criatividade, carisma e performance. Todos os jovens participantes serão recompensados com um prémio de participação.
A iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal da Amadora e dinamizada pelo Projecto Loja Mira Jovem que desenvolve uma intervenção social no Bairro do Casal da Mira (Urbanização onde foi realojada a população da Azinhaga dos Besouros), no Conselho da Amadora. O projecto é promovido pela Raízes Associação de Apoio a Criança e ao Jovem e financiado pelo Programa Escolhas. Entre seus objectivos estão a consolidação de uma intervenção social, através do acompanhamento dos jovens moradores do bairro, com vista no apoio escolar, desenvolvimento de actividades lúdicas, formação e encaminhamento profissional.
A equipe técnica do projecto acredita que iniciativas como estas promovem a interacção e o convívio entre os jovens de diferentes bairros e diversas etnias, assim como fomentam e valorizam a cultura local. “Esse festival tem como objectivo básico e essencial o convívio solidário e harmónico entre os jovens e suas comunidades, dividindo assim suas experiências”, explica o coordenador da Loja Mira Jovem, Luís Rodrigues.